quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ansiedade por separação

A Ansiedade por Separação é um problema comportamental muito frequente nos cães. Pode representar um problema grave para os donos se as suas manifestações forem muito exuberantes, ou até passar quase despercebido, ou ser apresentado como um toque de personalidade do seu animal em tom de graça, se for referido como um amúo quando são deixados sozinhos.
O que se verifica nesta situação é que o animal manifesta comportamentos indesejáveis apenas na ausência de um ou todos os membros da família.
Esses comportamentos podem variar entre:
· Depressão, não comer nem beber enquanto o dono não regressa.
· Urinar e defecar em vários pontos da casa.
· Destruir objectos domésticos e principalmente objectos pessoais.

Os animais que sofrem deste problema tendem a receber o seu dono com uma saudação exageradamente efusiva e mostram-se extremamente activos.
Este tipo de alteração comportamental pode e deve ser tratado, dependendo o tipo de tratamento da história e da idade do animal, podendo ser suficiente uma alteração nos comportamentos dos donos em relação ao seu cão, em situações mais graves poderá ter que se associar à terapia comportamental uma medicação específica.

Mas para quem ainda não tem e não quer ter um cão com este tipo de problema, não há como prevenir. E como?
· Tratar o cão como um cão e não como uma pessoa.
· Mostrar ao cão qual a sua posição na hierarquia da família (“matilha”), que, para que tudo corra bem, deverá ser o membro com grau inferior.
· Não se despedir ao sair de casa.
· Não fazer cumprimentos efusivos ao regressar a casa.

Se lhe parece que o seu animal sofre deste tipo de problema não hesite em contactar o seu Médico Veterinário.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Abril - Mês de Despiste de Leishmaniose

Como, também para nós, o seu animal é especial, vimos por este meio alertá-lo para o perigo que representa a Leishmaniose Canina na nossa região e para o facto de a sua PREVENÇÃO ser da máxima importância na manutenção da saúde animal e humana.


Durante este mês dedicaremos especial atenção a esta doença.