quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Intoxicação por Paracetamol nos gatos

Nunca medique o seu animal de estimação sem consultar primeiro o seu veterinário. Medicações que sejam até bastante seguras nas pessoas podem ser muito perigosas nos animais.
Por exemplo, o Paracetamol (muito usado nas gripes e constipações nos humanos) pode ser extremamente tóxico para os gatos, chegando mesmo a poder causar a morte.
Os gatos têm um metabolismo hepático diferente das pessoas, como tal, quando o paracetamol é metabolizado no fígado do gato vai produzir um produto tóxico, que vai causar danos nos glóbulos vermelhos e no fígado. Enquanto que nos humanos e outros animais o paracetamol pode tornar-se tóxico apenas em casos de dose elevada ou utilização por longos períodos de tempo.
A intoxicação por paracetamol pode ser tratada se se iniciar o tratamento atempadamente, antes de haver sinais clínicos e dependendo da gravidade das lesões que já haja no fígado no momento.

1 comentário:

olga disse...

TICO, A Homenagem
Hoje dia 23 de Fevereiro de 2011, faz um ano que o meu inesquecível TICO partiu. Um ano de extrema saudade, de recordações de tantos momentos únicos.
Fazer acordos de coexistência pacífica com o tempo ajuda-nos a minimizar a dor da perda e a transferir a tristeza para o campo da saudade, aquela saudade terna de 12 anos de cumplicidade, de alegrias e partilhas.
Costuma dizer-se que há pessoas únicas, momentos inesquecíveis e sensações incomparáveis, e são estas três palavras que eu transfiro para o TICO -único – incomparável - inesquecível.
Faz hoje um ano que a Dr.ª Ana Cristina Correia na sua enorme humanidade, sofreu comigo e "me ajudou" a tomar a decisão mais penosa e difícil da minha vida.
Não foi fácil, mas ao fim de um ano consigo acreditar que o TICO corre em serenidade por campos verdejantes de água cristalina ,sob a brisa tépida do vento e do aconchego das estrelas. Sinto que agora o brilho dos olhos to TICO é mais intenso e o seu lindo pêlo mais brilhante.
É altura de deixar o TICO procurar o seu caminho na dimensão da paz, das lembranças que permanecem através do tempo, e da quietude do irreversível.
O TICO pediu-me que desse carinho e apoio ao “MALUCO”, à “BONITA” “ à “GAUDITA” ao” KIKO “, ao “GUMA” ,aos “gatos da Biblioteca” e a todos os amigos que surgem no meu caminho, e por isso, eu faço com que os dias deles sejam mais felizes.

O TICO tem lugar de destaque na foto da minha escrivaninha e no meu coração. Até sempre TICO.
Olga Abrantes