segunda-feira, 15 de junho de 2009

Obesidade

Tal como no ser humano, cada vez mais nos deparamos com animais obesos.
Um animal é considerado obeso quando o seu peso ultrapassa aproximadamente 20% do seu peso ideal.
Normalmente, a obesidade nos cães e gatos está relacionada com uma incorrecta alimentação, mas existem alguns factores que podem predispor a este problema, tais como:
- Idade – pois nos animais mais velhos existe menos massa muscular e menor actividade física e também mais depósitos de gordura, logo estes animais necessitam de menos calorias que os mais jovens.
- Sexo – as fêmeas tem mais tendência para a obesidade.
- Castração – as alterações hormonais causam diminuição das necessidades calóricas e aumento do apetite do animal.
- Raça – Labrador Retriever, Basset Hound, Cocker Spaniel, Teckel, Beagle, etc. No caso dos gatos quase todos eles têm predisposição para a obesidade.
- Os donos têm um papel muito importante no aparecimento deste problema, pois estes, para além de darem demasiada comida aos seus animais, ainda reforçam essa sobrealimentação dando, por exemplo, os restos das suas refeições e guloseimas, por vezes como forma de demonstração de afecto, tudo isto com muitas calorias extra. Além disto, muitas vezes os donos não têm o tempo que deveria ser necessário para passear o seu animal ou brincar com ele de modo a que este gaste as calorias que ingeriu em excesso.

A obesidade dos animais domésticos não é considerada pelos donos como um problema de saúde, até porque a maior parte dos donos dos cães e gatos obesos não considera que o seu animal tenha excesso de peso, muito menos que lhe dê demasiada comida.
Possíveis consequências do excesso de peso:
- Problemas cardio-respiratórios;
- Intolerância ao esforço físico e ao calor;
- Problemas hepáticos (principalmente nos gatos)
- Predisposição para Diabetes;
- Problemas articulares;
- Aumento dos riscos anestésicos, cirúrgicos e pós-cirúrgicos;
- Diminuição de resistência imunitária, predispondo assim a infecções várias;
- Predisposição para problemas de pele;
- Infertilidade;
- Outros problemas metabólicos.

Para combater este problema é preciso, antes de tudo, que o dono se convença de que o seu animal tem peso a mais. Depois, é muito importante seguir à risca a dose recomendada de alimento para o respectivo animal ou eventualmente escolher uma alimentação específica para combater este problema; evitar as guloseimas entre as refeições, pois estas são altamente calóricas. É de extrema importância que o animal tenha um exercício físico adequado.
Muitas vezes para ajudar a resolver este problema é fundamental o aconselhamento e controlo do Médico Veterinário.

1 comentário:

Obesidade Infantil disse...

Tenho navegado na Internet em vários blogs e sites sobre obesidade, e este artigo chamou-me a atenção. Gostei especialmente da imagem do seu blog, bastante profissional e organizado.
Por isso, desde já os meus sinceros parabéns.