segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Leishmaniose Canina


A Leishmaniose Canina é uma doença grave que afecta já uma parte significativa da população canina de Portugal e especificamente do distrito da Guarda.
Esta é uma doença transmitida pela picada de um mosquito (de nome Flebótomo) e que afecta tanto animais da espécie canina como seres humanos (em Medicina Humana esta doença é denominada de “Kala Azar” ou Leishmaniose visceral Humana, afectando sobretudo crianças, idosos e adultos imunodeprimidos).
Como principais sintomas os cães apresentam: emagrecimento (apesar de, na maioria das vezes, comerem normalmente), feridas na pele que não cicatrizam (principalmente nas orelhas e nos codilhos), falta de pêlo à volta dos olhos por vezes acompanhada de corrimento ocular, sangramento nasal, entre outros sintomas. Numa fase mais avançada estes animais podem desenvolver insuficiência renal e anemias severas que posteriormente conduzem à morte.
Se o seu cão apresenta alguns destes sinais da doença (pode ser apenas um) por favor não “deixe andar” e consulte um médico veterinário para que se inicie o tratamento.
Por ser uma doença que também afecta o homem, os cães portadores deste parasita – Leishmania – segundo a legislação nacional devem ser obrigatoriamente medicados ou então alternativamente eutanasiados (abatidos), com vista a evitar o alastramento da doença.
Para aqueles que estão saudáveis a única forma de prevenção passa pela aplicação de produtos repelentes de mosquitos (e que também repelem pulgas e carraças) que existem no mercado sobre a forma de coleira insecticida ou de pipetas. Um dado muito importante sobre a Leishmaniose é que a maioria dos animais portadores deste parasita muitas vezes não apresenta qualquer sintoma externo, sendo uma fonte de propagação muito grande, ao transmitir a doença para muitos outros cães, e até mesmo a uma pessoa mais debilitada. Por isso não arrisque e aplique os produtos repelentes. Realize ainda a análise de despiste desta doença de 2 em 2 anos.
A Leishmaniose é uma doença silenciosa que pode matar rapidamente!

Sem comentários: